sábado, 25 de abril de 2009



3 DE MAIO 2009
4ºDomingo de Páscoa- Dia do Bom Pastor -Final da Semana de oração pelas vocações -Dia da mãe.
Este quarto domingo da Páscoa é chamado o dia do Bom Pastor, porque o Evangelho de domingo nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. João, apresenta-nos as características daquele que pode ser considerado como bom pastor:É quem abre a porta: abrir a porta é sinal de liberdade, de saída, de viver a aventura.A voz é conhecida: a voz do pastor é inconfundível. O tom de voz, os pequenos “tiques”, entoações, fazem a diferença. Quando se ouve a voz, o coração já pula, como a querer sair do peito.Chama pelo nome: para o pastor, as ovelhas não são todas iguais. Ele dá um nome a cada uma e conhece-a. Porque lhe dedica tempo. Porque lhe presta atenção. Porque se preocupa com o bem-estar físico e psíquico. Ele é mau em matemática. Não olha para o todo e não contas de uma forma anónima. Ele só sabe contar até um. Cada ovelha é única.Leva-as: o pastor não as manda, ou manda alguém com elas. É ele quem as acompanha. Quer que elas se sintam confiantes e seguras porque estão nas suas mãos.Todas: o pastor não se esquece de nenhuma. Em alturas de pessimismo, pode alguma ovelha pensar que está sozinha, que ninguém repara nela. O Bom pastor não esquece nenhuma, e está sempre presente.Caminha à frente: Não quer que nenhuma se perca, se magoe. Ele guia, orienta, prepara o caminho, porque as suas ovelhas merecem o melhor. Mas tenho certeza que este pastor também vem ao meio, estar com as ovelhas que estão nesse lugar. E também vem atrás, incentivar as mais atrasadas, as mais cansadas. a descobrir esse alguém. E que descubramos n’Ele esse alguém. No fundo, ele quer que todos tenham vida. Mas não uma vida apenas vegetativa, ou puramente biológica. O bom pastor quer que tenhamos VIDA em abundância, em plenitude, com sentido, com objectivos. Uma vida sem objectivos não vale a pena ser vivida.Que sintamos a presença do Bom Pastor na nossa vida. Ele estará sempre connosco, até ao fim dos tempos. Ele gasta tempo com cada um de nós. Nunca na chama chatos. Ama-nos e conhece-nos. E isso não nos deve meter medo. Quando alguém nos conhece, e nos deixamos conhecer por esse alguém, que não nos julga, não goza, mas respeita e compreende, não há nada de melhor, e que nos ajude a crescer.Temos medo de nos darmos a conhecer. E isso só nos dificulta o caminho e nos faz prolongar o sofrimento. Todos precisamos de alguém em quem confiar, com quem desabafar, com quem partilhar dúvidas e interrogações. Esse alguém conhece-nos. Quase nem precisamos de falar. Sentimo-nos seguros, aconchegados, compreendidos. Temos a certeza que não somos uns anormais. Que o Bom Pastor nos ajudeJesus Ressuscitado, é o nosso Bom Pastor, é a Porta, pela qual “entramos” para Deus. Jesus é a Porta para todos os que querem entrar no Seu Reino, na Salvação projectada por Deus para toda a humanidade. Vamo-nos deixar conduzir por este pastor seguindo a sua voz que muito bem conhecemos.

Oração pelas mães.

Obrigado, ó Deus, pela mãe que me deste!sua presença serena inspira-me confiança;seu serviço constante ensina-me a amar;sua vivência simples desperta-me para a fé;seu olhar profundo inspira-me bondade;sua ternura leva-me a acolher;seu semblante tranquilo fala-medo teu rosto materno, ó Deus!Neste dia a ela dedicado o Universo inteiro Canta, Senhor, as maravilhasQue operaste nesta criatura tão bonita: Obra-prima de tuas mãos. Acompanha, Senhor,minha mãe nas alegrias e nas lágrimas,Nos trabalhos e nas preocupações. E, quando suas forças diminuírem e a idade avançar, que redobre a minha ternurapara que a solidão não a possa alcançar. Abençoa, ó Deus, minha mãe!- Abençoa também todas as mães. Ámen!

1 comentário:

  1. Olá, olá

    só agora é que percebi que a LIAM de Vale da Sancha tinha um blog. UAU!
    Já me inscrevi como seguidor... vi os 5 posts publicados até agora. Gostei de um modo especial deste último, a reflexão sobre o Bom Pastor. Acho que vou aproveitar para as minhas pregações.
    A foto do cabeçalho está óptima, só precisaria que as letras do título tivessem uma sombra ou outro efeito qualquer que lhe dessem o devido contraste.
    Vou continuar a seguir. Espero que esses valdasancheses acordem e façam o mesmo.

    Um abraço

    Damasceno

    ResponderEliminar