terça-feira, 14 de abril de 2009

Ecos...


ECOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ANIMADORES DA LIAM-2009


«Minha aldeia é todo o mundo. / Todo o mundo me pertence. / Aqui me encontro e confundo / com gente de todo o mundo / que a todo o mundo pertence.»
Versos de António Gedeão.
Se o mundo é uma aldeia, Portugal é um T.0!!
Estaremos nós a tirar realmente partido da facilidade de comunicação a fim de sermos pessoas mais informadas e mais ágeis no aproveitamento dessas oportunidades? E tornámo-nos, de facto, mais próximos uns dos outros ou mais distantes, menos humanos e mais virtuais? Qual o futuro da sociedade globalizada? Estarão as idiossincrasias regionais condenadas a diluir-se numa massa informe, incaracterística? A diversidade é o que faz do mundo um sítio tão catita.

A LIAM nascida para fomentar o espírito missionário do povo de Deus, tem uma marca de origem: o carisma dos missionários do Espírito Santo.Cada instituto missionário insiste numa determinada face da missão comum da Igreja, que o Espírito Santo inspirou ao seu fundador.
É desta colaboração e partilha que brota a plenitude do rosto missionário de Cristo.
Todos não somos demais para revelar a beleza desse rosto.“Esta maneira de ler a missão que os Espiritanos receberam dos seus fundadores passa para a LIAM. É uma Espiritualidade que une os Espiritanos, as Espiritanas e os liamistas e faz deles uma só família. Tantos benfeitores e colaboradores, padres e leigos, autoridades e gente simples, sentem-se unidos na mesma fonte e solidários na mesma sementeira. É uma família espalhada por todo o país, cada qual procurando viver a sua vocação baptismal, mas identificados num mesmo espírito e vivendo o mesmo projecto missionário. Uns como Religiosos, com votos, outros como leigos. De mãos dadas, bem sabendo que todos somos necessários para levar a cabo na Igreja de hoje o carisma dos nossos fundadores.”


Laura Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário