quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Magusto Missionário Trás-os-Montes

Magusto Missionário de Trás-os-Montes (Suçães -Mirandela)

O Magusto missionário da Liam da diocese de Bragança-Miranda foi na tarde do dia 8 de Novembro, na paróquia de Suçães, concelho de Mirandela. O grupo missionário desta paróquia foi criado por ocasião da visita do P. Damasceno , nosso fiel amigo e conterrâneo,missionário em Moçambique, no verão passado, durante as suas férias. Logo nessa altura o grupo se disponibilizou para acolher e organizar o Magusto Missionário. Marcaram presença quase todos os 12 grupos missionários da diocese, (Vale da Sancha, Frechas, Mirandela, Benlhevai, Lamas de Orelhão, Passos, Lousa, Talhas, Izeda, Serapicos, Suçães e Morais). A eucaristia contou com a participação da comunidade local, com a presença de alguns jovens instrumentistas e com uma coreografia missionária lembrando todos os continentes e os missionários que neles trabalham em nome do Evangelho. Foi uma celebração festiva e de agradecimento a Deus pelo dom da vocação missionária e pelo apoio e generosidade de cada grupo missionário, ao longo do ano. O ofertório em favor das missões foi expressão clara dessa generosidade.

Seguiu-se uma caminhada alegre até ao local do convívio, o Centro de Dia de Suçães, onde a Liam local e seus familiares tinham previamente preparado uma mesa já bem recheada. No convívio foi apresentado um jogral missionário que tinha como mote: A Missão da Igreja é contagiar de esperança todos os povos. Em tempo de outros contágios desfavoráveis, viu-se que o "virus" missionário tem vindo a contagiar comunidades em favor da Missão da Igreja.
O convívio continuou...O próximo encontro para a Liam de Bragança está marcado para a tarde de 9 de Maio, em Izeda, para a realização da II Assembleia diocesana da Liam, com a presença do Sr. Bispo D. António Montes.
E... a missão continua!
Laura

2 comentários:

  1. Quero dar os meus parabens, a todos os grupos da LIAM, da Diocese de Bragança-Miranda.
    É um transmontano que vos envia esta mensagem, que é limianista alguns anos, com residencia em V. N. de Cerveira.
    Um jovem seminarista que já visitou alguns grupos desssa linda terra de Trás-os-Montes, pertence o meu grupo,chamado Marcio Asseiro.
    Normando Asseiro

    ResponderEliminar
  2. Caro conterrâneo,Sr Normando muito obrigado.Conhecemos mt bem o Márcio e rezamos por ele...De facto é encorajador sentir a comunhão mesmo á distância.Está especialmente convidado a participar connosco na Assembleia Diocesana no dia 9/5/10 em Izeda...Um transmontano é sempre diferente em qualquer lugar do mundo...Obrigado!
    Laura

    ResponderEliminar