sábado, 25 de abril de 2009



3 DE MAIO 2009
4ºDomingo de Páscoa- Dia do Bom Pastor -Final da Semana de oração pelas vocações -Dia da mãe.
Este quarto domingo da Páscoa é chamado o dia do Bom Pastor, porque o Evangelho de domingo nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. João, apresenta-nos as características daquele que pode ser considerado como bom pastor:É quem abre a porta: abrir a porta é sinal de liberdade, de saída, de viver a aventura.A voz é conhecida: a voz do pastor é inconfundível. O tom de voz, os pequenos “tiques”, entoações, fazem a diferença. Quando se ouve a voz, o coração já pula, como a querer sair do peito.Chama pelo nome: para o pastor, as ovelhas não são todas iguais. Ele dá um nome a cada uma e conhece-a. Porque lhe dedica tempo. Porque lhe presta atenção. Porque se preocupa com o bem-estar físico e psíquico. Ele é mau em matemática. Não olha para o todo e não contas de uma forma anónima. Ele só sabe contar até um. Cada ovelha é única.Leva-as: o pastor não as manda, ou manda alguém com elas. É ele quem as acompanha. Quer que elas se sintam confiantes e seguras porque estão nas suas mãos.Todas: o pastor não se esquece de nenhuma. Em alturas de pessimismo, pode alguma ovelha pensar que está sozinha, que ninguém repara nela. O Bom pastor não esquece nenhuma, e está sempre presente.Caminha à frente: Não quer que nenhuma se perca, se magoe. Ele guia, orienta, prepara o caminho, porque as suas ovelhas merecem o melhor. Mas tenho certeza que este pastor também vem ao meio, estar com as ovelhas que estão nesse lugar. E também vem atrás, incentivar as mais atrasadas, as mais cansadas. a descobrir esse alguém. E que descubramos n’Ele esse alguém. No fundo, ele quer que todos tenham vida. Mas não uma vida apenas vegetativa, ou puramente biológica. O bom pastor quer que tenhamos VIDA em abundância, em plenitude, com sentido, com objectivos. Uma vida sem objectivos não vale a pena ser vivida.Que sintamos a presença do Bom Pastor na nossa vida. Ele estará sempre connosco, até ao fim dos tempos. Ele gasta tempo com cada um de nós. Nunca na chama chatos. Ama-nos e conhece-nos. E isso não nos deve meter medo. Quando alguém nos conhece, e nos deixamos conhecer por esse alguém, que não nos julga, não goza, mas respeita e compreende, não há nada de melhor, e que nos ajude a crescer.Temos medo de nos darmos a conhecer. E isso só nos dificulta o caminho e nos faz prolongar o sofrimento. Todos precisamos de alguém em quem confiar, com quem desabafar, com quem partilhar dúvidas e interrogações. Esse alguém conhece-nos. Quase nem precisamos de falar. Sentimo-nos seguros, aconchegados, compreendidos. Temos a certeza que não somos uns anormais. Que o Bom Pastor nos ajudeJesus Ressuscitado, é o nosso Bom Pastor, é a Porta, pela qual “entramos” para Deus. Jesus é a Porta para todos os que querem entrar no Seu Reino, na Salvação projectada por Deus para toda a humanidade. Vamo-nos deixar conduzir por este pastor seguindo a sua voz que muito bem conhecemos.

Oração pelas mães.

Obrigado, ó Deus, pela mãe que me deste!sua presença serena inspira-me confiança;seu serviço constante ensina-me a amar;sua vivência simples desperta-me para a fé;seu olhar profundo inspira-me bondade;sua ternura leva-me a acolher;seu semblante tranquilo fala-medo teu rosto materno, ó Deus!Neste dia a ela dedicado o Universo inteiro Canta, Senhor, as maravilhasQue operaste nesta criatura tão bonita: Obra-prima de tuas mãos. Acompanha, Senhor,minha mãe nas alegrias e nas lágrimas,Nos trabalhos e nas preocupações. E, quando suas forças diminuírem e a idade avançar, que redobre a minha ternurapara que a solidão não a possa alcançar. Abençoa, ó Deus, minha mãe!- Abençoa também todas as mães. Ámen!

sábado, 18 de abril de 2009

Aleluia! Aleluia!


Feliz Páscoa!
Celebrar a Páscoa, significa celebrar a "Vida" em Cristo.Sentir a força que irradia da cruz.
É Páscoa, todos os dias, quando somos capazes de olhar para todos os lados,ver em todos os que nos cercam e nos que estão longe um "irmão" .
Que além da Festa, do folar e muitos ovos de chocolate, possas também renascer; Ressuscitar...aleluia!!
L.B.

Festa do dia dos pais...Que bonito!!



O dia de S.José e dos pais foi condignamente celebrado na paróquia de Vale da Sancha.
Todos de Parabéns.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ecos...


ECOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ANIMADORES DA LIAM-2009


«Minha aldeia é todo o mundo. / Todo o mundo me pertence. / Aqui me encontro e confundo / com gente de todo o mundo / que a todo o mundo pertence.»
Versos de António Gedeão.
Se o mundo é uma aldeia, Portugal é um T.0!!
Estaremos nós a tirar realmente partido da facilidade de comunicação a fim de sermos pessoas mais informadas e mais ágeis no aproveitamento dessas oportunidades? E tornámo-nos, de facto, mais próximos uns dos outros ou mais distantes, menos humanos e mais virtuais? Qual o futuro da sociedade globalizada? Estarão as idiossincrasias regionais condenadas a diluir-se numa massa informe, incaracterística? A diversidade é o que faz do mundo um sítio tão catita.

A LIAM nascida para fomentar o espírito missionário do povo de Deus, tem uma marca de origem: o carisma dos missionários do Espírito Santo.Cada instituto missionário insiste numa determinada face da missão comum da Igreja, que o Espírito Santo inspirou ao seu fundador.
É desta colaboração e partilha que brota a plenitude do rosto missionário de Cristo.
Todos não somos demais para revelar a beleza desse rosto.“Esta maneira de ler a missão que os Espiritanos receberam dos seus fundadores passa para a LIAM. É uma Espiritualidade que une os Espiritanos, as Espiritanas e os liamistas e faz deles uma só família. Tantos benfeitores e colaboradores, padres e leigos, autoridades e gente simples, sentem-se unidos na mesma fonte e solidários na mesma sementeira. É uma família espalhada por todo o país, cada qual procurando viver a sua vocação baptismal, mas identificados num mesmo espírito e vivendo o mesmo projecto missionário. Uns como Religiosos, com votos, outros como leigos. De mãos dadas, bem sabendo que todos somos necessários para levar a cabo na Igreja de hoje o carisma dos nossos fundadores.”


Laura Borges

segunda-feira, 13 de abril de 2009




Programa do Núcleo da LIAM
- Paróquia de
Vale da Sancha
2009 - S.Paulo Missionário


A nossa paróquia tem sempre disponível o Grupo LIAM (Liga Intensificadora de Acção Missionária), que é um grupo de apoio pastoral e missionário, de trabalho, criatividade e animação, com envolvimento dos membros que dele fazem parte e de toda a paróquia em geral. Neste ano 2009, vamos centrar-nos nas Cartas de S.Paulo, como temas de reflexão. S. Paulo, modelo missionário, convida-nos a escutar e a meditar a PALAVRA de DEUS e a pô-La em prática quer em nossas casas, nas nossas famílias, no próximo… Perto dos que estão longe, sem estar longe dos que estão perto!
Estes requisitos precisam de assentar numa base sólida que é a vida cristã pessoal e comunitária. Ou seja, a consciência da importância do: “SER”do testemunho de vida cristã, a dar, da coerência de vida e também a nossa integração na comunidade. A LIAM aponta efectivamente para um futuro onde a criatividade e a novidade de Deus são o seu maior desafio. É da nossa colaboração e partilha que brota a plenitude do Rosto Missionário de Cristo. Que este ano pastoral, seja para todos, um tempo de acolhimento das Graças de Deus.

Actividades a realizar na nossa Paróquia:

Participar e apoiar todas as actividades da Comunidade Paroquial de Vale da Sancha

Reunião mensal

Domingo de Ramos: 2ºAniversário do Núcleo da LIAM

Maio: Festa do Espírito Santo – Vigília Missionária

Junho: Festa de Encerramento do Ano Paulino

Julho: Peregrinação a Fátima da Família missionária e Liamista

Outubro :Mês das Missões

Novembro:Magusto Missionário

Todos sempre unidos por “Mais e Melhor” animados “com a força do Espírito”